Motores
de Dois Tempos
São os
motores que completam seu ciclo de trabalho com dois movimentos do êmbolo, motor de 360º, ou
seja, em uma volta da árvore de manivelas ou girabrequim /virabrequim. A maioria dos motores de dois tempos
não possui válvulas. Esses motores têm aberturas nas paredes dos cilindros,
chamadas janelas, através das quais entra a mistura ar e combustível e saem os gases resultantes
de sua queima.
Alguns
tipos de dois tempos possuem apenas uma válvula: a de escapamento.
Vamos
estudar o funcionamento de um motor de dois tempos que possui três janelas:
- Janela de admissão;
- Janela de escapamento;
- Janela de transferência da
mistura do cárter para a
câmara de combustão.
O ciclo
de dois tempos compõe-se de dois movimentos do êmbolo: um ascendente e outro
descendente. No primeiro, o êmbolo cria uma depressão no cárter, admitindo a
mistura ar/combustível. Essa mistura vem do carburador, entra pela janela de
admissão e dirige-se para o cárter. Ao mesmo tempo o êmbolo comprime a mistura
que está na câmara de combustão.
Um pouco
antes de o êmbolo atingir o PMS, salta uma centelha na vela, provocando a
combustão da mistura. Os gases produzidos expandem-se e arremessam o êmbolo
para baixo, iniciando seu movimento descendente.
No
movimento descendente do êmbolo, os gases da combustão são expelidos pela
janela de escape. Em seguida, abre-se a janela de transferência e a mistura do
cárter é forçada a se dirigir para o interior do cilindro.
Uma vez
que a mistura passa pelo cárter o mesmo tem que ser seco, isto é, não pode ter
óleo e é por este motivo que nos motores a 2 tempos o lubrificante tem que ser
diluído no combustível.
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