Pneus, rodas, enraiação e desempeno


 Raios das Motocicletas

Os raios dos aros das motocicletas são constituidos de aço, para suportarem os impactos e as tensões dinâmicas do rodar da motocicleta. Juntamente com forças cineticas de inercia e aceleração, são capazes de suportar além do peso da motocicleta o peso de seus ocupantes e das cargas que são transportadas.




Os raios ten dois tipos de curvatura, a mais longa, são os raios internos e os de curvatura mais curta, são os externos.



Já os nipples são todos iguais, ester devesm ser bem fixados de foema que deixem os raios tensionados e ainda ossam servir de reguladores do desbalanceamento do aro.

Já a chave de ajusta, também chamada de chave de raios, tem tres medidas basicas, para cada tipo de rosca dos nipples.



Por primeiro, devemos medir e conferir se o diametro dos arios que compramos é o mesmo da roda que iremos enraiar, estando mais fino, não suportará o peso necessário e mais grosso, somará peso aumentando o consumo de combustível.

Veja em metrologia, como efetuar as medições com um paquímetro.

Devemos analisar as roscas tanto dos raios como dos nipples, pois estando danificados, não poderão serem aproveitados. se empenados ou trincados também não poderão ser montados.

Depois deverão serem limpos e armazenados para a montagem.


Cubos de rodas


Nenhum comentário:

Postar um comentário