Sistemas mecânicos


 



Para abordarmos os ensinamentos de sistemas mecânicos em motocicletas, penso que fica melhor de aprender se visualizarmos eles separados e depois podemos estuda-los e compreender que todos trabalham juntos para o funcionamento geral.

Tasmbém ficam as perguntas...

Se o curso é em português, tenho que aprender inglês?

Sim, ao memos o instrumental, ou seja, aquele que você precisa para ler manuais de marcas estrangeiras e das peças que muitas veses usan-se jargões e apelidos no Brasil.

Por isso que incluimos em nosso curso uma pagina de português para mecânicos e o nosso dicionário de mecânica.

Mais ainda, se houver algum termo que você não conheça, pode falar com o seu professor pelo chat ou whatsapp, ele estará disponivel em horário comercial para atende-los.

Conheça nosso dicionário, basta um clic na imagem abaixo.


Quer uma mãozinha



Sistema de arrefecimento e lubrificação

Arrefecimento a ar 



Arrefecimento a água





Sistema de alimentação de combustível

Por carburação 





Por injeção eletrônica



Sistema de exaustão

Este vídeo abaixo, demonstra como são os escapamentos veículares, não diferem muito dos de motocicletas, todos tem as câmaras de discipação do som e muitos deles tem camadas absorventes de lã de vidro, que amenizam ainda mais os ruidos.

Na prática, o escapamento de motocicleta é muito mais do que o tubo de exaustão que fica próximo da roda traseira. Esse complexo sistema é responsável por atenuar a poluição sonora e atmosférica gerada pela combustão do motor.


Desde a câmara de combustão localizada no cabeçote, o fluxo de combustivel queimado dentro do motor, é expelido atravéz da válvula de descarga que tem seu tamanho maior que a de admissão.

    

  • Coletor de descarga: Como o nome já diz, é o componente que fica acoplado ao cabeçote no motor e que coleta os gases dos cilindros após a queima do combustível;
  • Catalisador motos com injeção eletrônica: Sua função do é fazer o tratamento e conversão dos gases resultantes da combustão para que sejam menos poluentes e danosos ao meio ambiente;
  • Silenciador ou abafador: É a ponta do escapamento de moto, responsável pelo abafamento do som gerado pela combustão.
  • Turbina em algumas maotos de maior potência: Em motos turbo com escapamento esportivo, o turbocompressor coleta o ar e comprime, entregando um ar mais frio e de melhor qualidade para queima.

Dutos levam esses gases através do coletor de descarga até o abafador, nele são reduzidos os sons emitidos na queima e saem na ponta da descarga.

Acessórios:

  • Difusor é um componente eletrônico que altera o barulho do motor através de uma válvula instalada junto ao escapamento da moto. Por um controle remoto, é possível abrir a válvula para um barulho mais forte e esportivo, ou então fechá-la para retornar ao som original.

Alterar o som do motor para que fique parecendo uma moto esportiva é aceito pelo código de transito, deixar o som do motor da motociclita sem abafador, é proibido pelo código brasileiro de transito.

  • escapamento esportivo é um modelo que deixa a moto com um som mais intenso e, na teoria, também ajuda na performance. Vale destacar que é comum chamar de escapamento esportivo para moto não só o sistema completo, mas também certos componentes, como as ponteiras esportivas.

 


 Sistema de carga




Neste sistema de CDI ( Sistema alimentado por capacitor), temos um volante magnético, movimentado pela extremidade do eixo virabrequi do motor. Trata-se de uma peça no formato de uma pequena panela, em seu interior temos imãs, por conta disso, temos que ter o maximo cuidado ao manusear.

Um dos motivos que o sistema não produz energia, é de que esta peça foi deixada cair no chão e houve a quebra dos imãs, daí a motocicleta para de produzir energia.


O estator, é composto de bobinas enroladas em carreteis de plastico, o fio de cobre enrolado é isolado por um verniz próprio, que deve ter cuidado ao manusear, para que não perca seu isolamento, se isso acontecer, haverá um curto circuito.
Estas bobinas são enroladas em dois sentidos diferentes, e são montadas em uma base de ferrite que conduz um campo magnético capas de gerar eletricidade em corrente alternada.
Daí vem seu nome Alternador.


Dele saem fios que serão ligados no sensor de pulso e no CDI, onde será convertida a amperagem e a temsão de alternada para continua.


Sensor de pulso, tambem chamado de bobina de pulso, dentro dele tem um fio de cobre fino, que são dados muitas voltas ao redor de um núcleo de carvão com uma ponta de ferro coletora de sinais.
Ele é responsável por sentir o ressalto magnético externo ao volante magnético do estator, neste momento que ele sente este ressalto, ele emite uma centelha que alimentará a bobina de ignição, que por sua vez, dará a vela a centelha ampliada para a queima do combustivel.





O CDI (Ignição por Descarga Capacitiva) é uma unidade eletrônica responsável por controlar a ignição. Graças à ele, a vela é acionada no melhor momento possível, para garantir economia de combustível, redução da emissão de gases tóxicos e aumento do rendimento do motor.


A Bateria é um acumulador de energia, a sua única função é guardar energia para que a partida na motocicleta possa ser realizada.


Sistema de partida


Por Kic

Dentro do motor, ha uma engrenagem no formato de uma estrema, nela esta acoplada uma catraca que atravéz de uma alavanca a pedal,  dar-se um pequeno giro no motor para que ele parta e funcione.

Por motor de arranque

O motor de arranque é um pequeno motor eletrico que acionado pela chave, faz giros no motor para que ele funcione.


Sistema elétrico


Sistema mecatrônico

Sistema de alimentação eletrica

Sistema de distribuição mecânica e sincronismo

Sistema de câmbio

Sistema de transmissão

Sistema de freio

Sistema de suspensão

Sistema de direção

Sistema de quadro e acessórios

Todos esses sistemas estão contidos em uma motocicleta, mais se expostos separadamente, poderemos estudalos para seu melhor entendimento. Sabemos que muitas pessoas não tem o menor conhecimento de muitos assuntos que abordamos neste curso, mais seguindo nossas orientações e seu empenho, você terá a melhor formação possivel.

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